Imagine sua vida sem internet. Para o crescente número de consumidores que usam essa ferramenta para realizar operações bancárias, ficar sem internet traria inconvenientes como levar dinheiro na bolsa para realizar uma transferência ou, num dia com pouco tempo disponível, ter de ir a uma agência para fazer uma transação. As conveniências da internet são tantas que a participação das transações dobrou de 10% para 20% do total entre 2003 e 2009, subindo de 2,6 bilhões para 9,3 bilhões. Para usufruir delas sem problemas, o consumidor deve ficar atento para não cair em armadilhas de fraudadores. Por isso, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos faz as seguintes recomendações aos consumidores-internautas: Ø Mantenha atualizados os antivírus no computador usado para acessar os serviços bancários; Ø Troque sua senha de acesso ao banco na internet periodicamente; Ø Só use equipamentos confiáveis. Não faça operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas de antivírus atualizados e nem em equipamentos que você desconheça, pois fraudadores usam programas, como os Cavalos de Tróia, que capturam informações do cliente; Ø Quando receber um e-mail: o Apague, sem abrir, os não solicitados e que você não tenha absoluta certeza de que procedem de fonte confiável; o Mesmo que a mensagem pareça confiável, não execute aplicações e nem abra arquivos de origem desconhecida sem fazer a verificação por meio do sistema antivírus atualizado. o A verificação deve ocorrer mesmo se a mensagem for enviada por remetente conhecido, pois pode conter vírus, Cavalos de Tróia e outras aplicações prejudiciais sem que o remetente saiba disso; o Quando em dúvida, contate seu banco. Ø Use um sistema operacional oficial. Sistemas e programas pirateados podem trazer algum programa espião; Ø Se utilizar provedor de acesso a internet, certifique-se de que ele seja confiável; Ø Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhor os mecanismos de segurança; Ø Tome cuidado especialmente com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo (chats). Alguns deles são frequentados por hackers; Ø Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos) dos que você sabe que são confiáveis; Ø Verifique se o endereço do site acessado começa com https:// (diferente do http:// nas conexões normais). A letra ‘s’ antes dos dois-pontos indica que a conexão ao endereço é segura. Alguns browsers podem incluir outros sinais. Em alguns navegadores, local onde o endereço do site aparece muda de cor, por exemplo, e mostra um cadeado fechado; Ø Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco; Ø Por fim, se você estiver em dúvida sobre a segurança de alguma operação, entre em contato com o seu banco e peça orientação. A prevenção é a melhor solução. A série de pautas “Você Sabia”, da FEBRABAN, traz sugestões sobre como os clientes podem fazer melhor uso dos serviços dos bancos e daqueles prestados pela Federação. O objetivo é esclarecer o público sobre questões que ajudem a melhorar seu relacionamento com as instituições financeiras. As pautas enviadas anteriormente foram sobre os serviços disponíveis aos consumidores no site da FEBRABAN, cheque especial, tarifas, crédito pessoal, encerramento de contas, canais de atendimento dos bancos, uso do cheque, segurança nas agências e ATMs (Caixas Automáticos de Auto Atendimento), planejamento financeiro (portal Meu Bolso Em Dia) e contratos bancários. As pautas podem ser acessadas no site www.febraban.org.b |
sexta-feira, 16 de julho de 2010
VOCÊ SABE O QUE FAZER PARA EVITAR FRAUDES PELA INTERNET?
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