FORÇA ÚNICA - AVENIDA ENGENHEIRO ABDIAS DE CARVALHO Nº 211 CASA D - MADALENA - RECIFE - PE

VISITANTE N°

contador de visitas
contador de visitas Obrigado por sua visita!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O DESCASO DE ALGUNS POLITICO COM A SEGURANÇA PÚBLICA



Nos últimos dias a segurança pública de todo o país está sendo contestada. Especialistas relatam que a causa dos erros e desvios de condutas de alguns policiais está na má formação, no sistema militar, na forma de ingresso ou na má remuneração dos policiais. Talvez, a causa seja uma junção de diversos fatores que ocasionam um sucateamento da segurança pública dos estados. Entretanto, ao identificar essas causas, começo a indagar o porquê do sistema ainda continuar caminhando para a falência.

Se existem tantos especialistas que trabalham junto com os governadores, bem como com a Esplanada dos Ministérios, por que as polícias ainda são vítimas de tantos erros praticados por seus servidores? Talvez a causa vá mais além. Há quase um ano atrás um conhecido político do Estado da Bahia, ocupando o cargo mais alto do governo do Estado, comparou os policiais militares a burros de carga.

Jaques Wagner, ex-governador e candidato à reeleição ao governo da Bahia, durante um pronunciamento no Palácio de Ondina, disse que os policiais militares são semelhantes a burros de carga. "Burro de carroça trabalha muito, e ganha quase nada. Se um policial militar na Bahia, não ganha tão mal e não trabalha o suficiente, está reclamando de que e por quê?", indagou o ex-governador da Bahia. Jaques Wagner fez esse infeliz comentário no período em que os policiais militares baianos reivindicavam melhores condições de trabalho e salários dignos.

O candidato à presidência da República, José Serra, cometeu outra pérola chamando de inúteis os policiais disponíveis na Força Nacional de Segurança Pública. Serra, enquanto governador, assistiu do Palácio dos Bandeirantes um dos maiores conflitos públicos entre duas forças policiais estaduais. Em 2008, policiais civis e militares do Estado de São Paulo entraram em confronto no bairro do Morumbi, durante uma manifestação de grevistas da Polícia Civil do Estado. A Polícia Militar, com ordem do então governador José Serra, fez uma barreira para impedir o acesso dos grevistas ao inacessível Palácio dos Bandeirantes. O resultado todos se lembram: um confronto vergonhoso entre as duas forças de segurança pública de um dos estados mais ricos, transmitido ao vivo para todo o país.

Olhando esses exemplos de descaso de alguns políticos para com a segurança pública, os especialistas de plantão poderiam reformular suas teses sobre as reais causas para o sucateamento da segurança pública. Não é apenas um problema estrutural das polícias, mas também um problema político, a forma como é visto os componentes das forças policiais por seus governantes.

Dessa forma, a segurança pública nunca poderá avançar em um país que tem como representantes do povo, um governante que compara seus servidores a burros de carga, ou que incita um conflito por se recusar a receber esses mesmos servidores. É preciso a reformulação do pensamento da sociedade na forma como é visto os policiais, pessoas que se arriscam todos os dias para garantir direitos de pessoas desconhecidas, que mal reconhecem os esforços desses homens e mulheres que protegem o direito mais precioso do cidadão: a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário