FORÇA ÚNICA - AVENIDA ENGENHEIRO ABDIAS DE CARVALHO Nº 211 CASA D - MADALENA - RECIFE - PE

VISITANTE N°

contador de visitas
contador de visitas Obrigado por sua visita!

sábado, 22 de maio de 2010

PATRULHA ESCOLAR PMPE " UM PROJETO QUE VIROU REALIDADE NAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO"




            1. BREVE HISTÓRICO

            A violência escolar é um problema que aflige pais, professores e alunos em todo o país.  Em Pernambuco, o Governo do Estado, visando dar uma resposta à sociedade, criou o Programa Patrulha Escolar no ano de 2000.
                                       Assim, ela passou a atuar  nas escolas da rede pública estadual de ensino fazendo policiamento, indoor, bem como no entorno das escolas, desenvolvendo ações preventivas, pedagógicas e sociais.

                                       A Patrulha Escolar foi tema de trabalho monográfico realizado em 2001 pelo curso de aperfeiçoamento de oficiais, realizado pela FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco), na qual se buscou verificar a eficácia, eficiência e necessidade do Programa.

            Observou-se através da pesquisa realizada na época, que o Programa conseguiu bons índices de aceitação, chegando a ser quase unânime a opinião, entre os diretores, sobre a necessidade de se manter a Patrulha Escolar nas unidades de ensino.

            Assim, foi criada a Patrulha Escolar no ano de 2000, tendo como seu primeiro Coordenador o Major PM Reginaldo José de Oliveira.

            Seu efetivo era composto de 715 policiais e cobria cerca de 170 escolas na RMR e 03 municípios no interior do Estado.

            Hoje, o efetivo da Patrulha Escolar é composto de policiais militares, de folga do serviço ativo da Corporação, selecionados para fazerem parte do Programa e passam, periodicamente, por capacitações para reciclagem.

                        Hoje, o efetivo da Patrulha Escolar é composto de policiais militares, de folga do serviço ativo da Corporação, selecionados para fazerem parte do Programa e passam, periodicamente, por capacitações para reciclagem.

2.      AÇÕES DE PREVENÇÃO
     


            Todavia, a segurança pública, como serviço prestado à comunidade, deve ter seu foco voltado para um alinhamento com as políticas de Direitos Humanos, uma vez que a sociedade não mais admite atitudes do Estado que se afastem dessa premissa.
           
            Nesse diapasão, a Patrulha Escolar desenvolve atividades, regulares, na seara da prevenção, através de campanhas educativas, projetos sociais e trabalhos seriados com palestras que abordam os mais atuais temas para discutir problemas tais como o uso de drogas ilícitas, gravidez na adolescência, vandalismo,  violência doméstica e abusos sexuais.

3.      AÇÕES DE ENFRENTAMENTO/COMBATE

    A participação da Patrulha Escolar, nas escolas, não se limita à sua ação de presença, apenas. Os Patrulheiros são encorajados para desenvolver projetos sociais nas escolas onde trabalham.
     Assim, podemos citar alguns exemplos, a seguir:           


Realizado no dia 25/09/2009 na quadra da escola Rodolfo Aureliano em Jaboatão dos Gurarapes ; tendo o professor José Batista Negrão como responsável. Contou com a participação dos patrulheiros escolares Cabo Lippo – CASIS / Cabo Íris – C. A. S Tendo a escola Souza Brandão foi campeã do torneio. A escola Bernardo Vieira de Melo foi a vice-campeã do torneio, tendo como representante o professor Claudio. A instituição Rodolfo Aureliano foi a terceira colocada no torneio e a quarta colocada foi a escola Vila Rica que contou como representante a professora Vânia Farias. Este evento faz parte do projeto INCLUSÃO CONTRA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. O mesmo contou com o apoio do Soldado Gezi Gomes, lotado no centro de apoio ao sistema de saúde, o qual fez toda a cobertura do torneio.






                                                                                            
                                            
               
                                    


4 comentários:

  1. Bom dia ;
    Sou professora da rede estadual no município de Carpina, Zona da Mata Norte, e gostaria de obter mais informações sobre o programa Patrulha Escolar objetivando a possibilidade da realização de algumas ações em parceria.
    A escola na qual trabalho trata-se da: João Cavalcanti Petribú.
    ATT: Josanicleide Morais (josanicleide_morais@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Caro companheiros da patrulha escolar. Sou cabo Manoel conhecido com Picocheta. Aqui em Caruaru criei um projeto por nome RECREIO MUSICAL que tempor objetivo levar Cultura, lazer em um momento de descontração para as escolas da rede estadual em Caruaru. Este projeto estar iniciando já tendo vitória. É um projeto que usa a bamda de música do 4º BPM., com as suas belíssimas apresentoções que tem contagiados o estudades. Faço saber Para o conhecimento da nossa Patrulha Escolar. Caso algum companheiro queira saber mais o meu enail é picocheta@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cadê o pronunciamento das associações nesse movimento para desengavetar o projeto da PEC 300?

    ResponderExcluir
  4. Cadê o pronunciamento das associações nesse movimento para desengavetar o projeto da PEC 300?

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário